Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo traçou e analisou conjuntamente os perfis socioeconômico, demográfico, de saúde e alimentar investigando suas relações e influências na saúde da população idosa atendida nas Unidades de Saúde do munícipio de Ituiutaba-MG. Para isso, 155 idosos, não institucionalizados, de ambos os sexos, responderam um questionário semiestruturado na forma de entrevista após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Prevaleceram idosos na faixa etária de 70-79 anos, do sexo feminino, e com baixas escolaridade e renda familiar. Quanto ao estado de saúde, os idosos referiram uso de prótese dentária e diagnóstico de diabetes e hipertensão. Em relação aos hábitos alimentares foi possível identificar uma parcela considerável de idosos que faz uso frequente de açúcar, sal, óleos e gorduras no preparo das refeições, bem como de cereais, com destaque nas frequências de 1 a 2 vezes na semana para o consumo de doces, realizando 2 a 3 refeições diárias, com preferência por alimentos de origem animal e vegetal. Ainda, a maioria dos idosos afirmou retirar o saleiro da mesa, e a pele e gordura aparente de carnes. Por outro lado, verificou-se insuficiente ingestão de água, de prática de exercícios físicos e da leitura dos rótulos dos alimentos. Esses dados revelam consumo frequente de grupos alimentares específicos e comportamentos de risco associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, as quais contribuem para o aumento de morbidade e redução da qualidade de vida dos idosos investigados.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.