Conteúdo do artigo principal
Resumo
A berinjela (Solanum melongena L.) tem grande importância nutricional e socioeconômica, sendo cultivada e comercializada em vários países. Apresenta em sua composição componentes essenciais que são responsáveis por manter o bom equilíbrio do corpo. Possui alto teor de água, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (B1, B2, B3 e C). A nutrição mineral da planta quando executada de maneira adequada promove melhoria tanto na qualidade quanto também na produtividade. Dentre os principais nutrientes, fósforo (P) e potássio (K) se destacam, por serem fundamentais ao desenvolvimento das plantas. Objetivou-se avaliar os efeitos da adubação fosfatada e potássica na composição centesimal e na atividade antioxidante da berinjela. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados em esquema fatorial 4 x 4 com quatro repetições. Os fatores em estudo foram quatro doses de P2O5 (0, 60, 120 e 180 kg.ha-1) e quatro doses de K2O (0, 25, 50 e 75 kg.ha-1). Foram avaliados os conteúdos de cinzas, proteínas, taninos e atividade antioxidante através dos métodos ABTS e DPPH. Os dados foram submetidos à análise de variância, utilizando o software R core team. As doses de K não influenciaram nas características físico-químicas e nem na atividade antioxidante. As doses de P e K tiveram efeitos significativos no teor de proteína, onde as combinações 180 kg.ha-1 de P com 50 kg.ha-1 de K e 0 kg.ha-1 de P com 75 kg.ha-1 de K proporcionaram os maiores aumentos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.