https://www.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/issue/feedHumanas Sociais & Aplicadas2025-07-29T22:45:27+00:00Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castroperspectivasonline@isecensa.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: left;"><strong>Prefixo do DOI:</strong> 10.25242.<br><strong>ISSN:</strong> 2236-8876.<br><strong>Frequência:</strong> 4 edições por ano.<br><strong>Análise da citação:</strong> Google Scholar.<br><strong>Período de processamento:</strong> 30 dias.<br><strong>Fator de impacto (CiteFactor): </strong>1,3.</p>https://www.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/2565Entre mãos e mutirões: o caso da Horta Comunitária Zeferina Beiru em Salvador - BA2023-06-14T19:10:58+00:00Joeli Silva de Souzajoelisouza@yahoo.com.brLucas Barbosa Limaartigo@isecensa.edu.br<p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span lang="pt-BR">Os Mutirões coletivos estão presentes desde as antigas civilizações. O termo tem origem no tupi guarani "popitibõ", que significa "ajudar". Geralmente, são caracterizados por momentos de reunião de pessoas em prol de um objetivo coletivo, sendo realizado de forma voluntária e agregando interesses comuns. Objetivou-se investigar os mutirões como estratégia de intervenção na Horta Comunitária Zeferina Beiru, em Salvador – BA. Desenvolveu-se um estudo de caso, do tipo pesquisa, coletivo e com abordagem qualitativa. Foi realizada a observação direta, levantamento de informações teóricas e acervo de registros fotográficos, compreendendo os períodos entre 2016 e 2022. Considerou-se: a configuração do espaço destinado aos plantios e criação de animais de pequeno porte (se cabível), tipos de plantios e animais (se presentes), organização coletiva para reativação da horta. De acordo com os levantamentos, a mobilização para a organização da horta Zeferina Beiru começou em 2015, com a liderança do Coletivo Zeferina Beiru. Os mutirões ocorreram tanto para o início e manutenção das atividades na horta entre 2015-2019, quanto para a reativação em 2022. Desde a sua fundação, há participação de crianças e jovens da comunidade e adjacências por meio dos mutirões que agregam pessoas de diferentes localidades de Salvador e Região metropolitana. Os mutirões também aconteciam graças à colaboração e união dos moradores vizinhos de torno do espaço, em um objetivo comum: “Meter mão na terra!”. Os mutirões se apresentaram como uma das estratégias possíveis e positivas para a criação, manutenção e também processo de reativação da Horta Urbana Comunitária Zeferina Beiru.</span></p>2025-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Joeli Silva de Souza, Lucas Barbosa Limahttps://www.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/2546Entre o direito e a inclusão: o que pensam os futuros juristas sobre as Políticas de Ação Afirmativa?2022-09-30T22:32:51+00:00Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteirobiamonteirodecastro@hotmail.comThamyres Cavalcante de Melothamyrescavalcantemelo@outlook.com<p>As ações afirmativas refletem o ideal de concretização de igualdade de oportunidades e representam a realização de transformações de ordem cultural a fim de reduzir os efeitos das desigualdades historicamente acumuladas. A presente pesquisa objetivou analisar a percepção dos estudantes do curso de Direito dos ISECENSA acerca da política de ação afirmativa, com ênfase na modalidade cotas que promove a reserva legal de vagas para as chamadas “minorias”. Para tanto, a metodologia utilizada foi qualiquantitativa e teve como ponto inicial a revisão bibliográfica para situar a política de cotas como objeto do campo dos estudos sócio jurídicos. Foi realizada análise documental de leis sobre a temática, bem como pesquisa de campo, pela qual utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados para verificar o posicionamento dos estudantes de direito dos ISECENSA sobre a política de cotas e identificar se os discentes compreendem o significado da política de cotas. Ressalta-se que os dados coletados evidenciaram a preocupação dos estudantes com a Justiça Social.</p> <p> </p>2025-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro, Thamyres Cavalcante de Melohttps://www.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/2656O graffiti como instrumento de políticas públicas na favela de Manguinhos: a consolidação da cidadania para uma geração2024-06-13T22:41:37+00:00Rubens Teixeira Silvagolfisrj@gmail.com<p><strong>Resumo: </strong>O objetivo do presente trabalho é demonstrar como o graffiti pode contribuir como uma ferramenta de política pública. Utilizou-se como agente para este estudo a favela do Manguinhos. A região é constituída por um complexo de 15 favelas, local de importante localização onde se encontram empresas de atuação indispensável no cenário da cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram captados através do projeto Brabas Crew, que atua na região desde 2017, promovendo a renovação do ambiente através das estruturas, o direito de cidadania e assim contribuindo com o desenvolvimento local. Este estudo reuniu informações tratadas através do método qualitativo, utilizando-se uma pesquisa de campo onde ocorreram as entrevistas com os agentes do projeto. Os resultados obtidos revelam a motivação da sociedade local, exercendo o direito de cidadão, na luta por melhores condições sociais e pelo desenvolvimento desta região, visto que não recebem estes incentivos do Estado.</p>2025-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rubens Teixeira Silvahttps://www.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/3041Estudo comparado da gestão urbanística no Brasil e Espanha2024-11-21T22:49:08+00:00Ronaldo de Sousa Araújoronaldoaraujo@isecensa.edu.br<p>Este artigo aborda o tema da gestão urbanística, apresentando um estudo comparativo de duas realidades, Brasil e Espanha. Tem como objetivo contribuir para o debate sobre o tema da execução do urbanismo, assim como para o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de gestão urbanística. O caso espanhol difere do brasileiro, especialmente pela legislação específica bastante consolidada. No Brasil, com a aprovação do Estatuto da Cidade, foram regulamentados vários instrumentos de gestão urbanística, mas de uma forma genérica e com carência de detalhamento. Neste contexto, apresentamos um estudo da gestão urbanística no Brasil e na Espanha possibilitando o entendimento de formas de atuação nos dois países. A metodologia utilizada no estudo buscou relacionar as legislações e os instrumentos urbanísticos pertinentes ao tema em cada país. Na Espanha existe legislação específica sobre o tema, assim como práticas urbanísticas consolidadas. No Brasil o Estatuto da Cidade aprovou instrumentos e aspectos que a legislação urbana espanhola também considera, como operações urbanas, cobrança sobre as mais-valias e preocupação com o combate à especulação imobiliária. No Brasil a ênfase maior da legislação urbanística está no problema social, principalmente na falta de moradia, na Espanha está na execução de planos e projetos de urbanismo. Enquanto na Espanha já existe uma expressiva cultura em relação à gestão urbanística, no Brasil a atividade ainda carece de mais elementos, especialmente técnicos e legais. No artigo foram enfatizadas as realidades distintas dos dois países, e verificado que ambos buscam o aprimoramento das técnicas e dos processos de gestão urbanística.</p> <p> </p>2025-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Ronaldo de Sousa Araújohttps://www.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/3045A Lagoa de Cima em uma perspectiva crítica de educação ambiental2024-11-06T21:31:54+00:00Marcela Pereira Santos Fernandes Freitasresumosimples@isecensa.edu.brDaniela Bogado Bastos de Oliveiraresumosimples@isecensa.edu.brVictor Saraiva Barbosaresumosimples@isecensa.edu.brIsis Vivório Simões Jacobsimoesiv_biologa@yahoo.com.brMateus França Pessanharesumosimples@isecensa.edu.br<p>Apesar da importância das águas para o desenvolvimento das cidades, observa-se que as intensas intervenções antrópicas nos recursos hídricos contribuem para o comprometimento da qualidade da água e do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. O objeto de pesquisa é a Lagoa de Cima que possui remanescente de Mata Atlântica, localizada na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. Objetivou-se a utilização desse ecossistema para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica e participativa com os alunos das escolas localizadas no entorno da lagoa. Os métodos utilizados foram revisão da literatura, pesquisa documental, incursões a campo, registro fotográfico e elaboração de mapas. A educação sempre foi e continua sendo um agente transformador dentro da nossa sociedade. Nesse sentido, a educação ambiental permite capacitar uma nova geração com pensamento crítico para que saiba se posicionar sobre as questões que envolvem a relação com o meio ambiente. Aprimorar essas competências e habilidades é garantir um maior conhecimento de como conviver com o meio ambiente de maneira mais sustentável.</p>2025-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Marcela Pereira Santos Fernandes Freitas, Daniela Bogado Bastos de Oliveira, Victor Saraiva Barbosa, Isis Vivório Simões Jacob, Mateus França Pessanha