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Resumo

Os equipamentos de elevação são maquinários muito utilizados nas industrias atualmente, são usadas para acelerar os processos. As pontes rolantes são os equipamentos mais escolhidos pela sua versatilidade. O objetivo do projeto é o dimensionamento da viga principal desse equipamento e para isso foram utilizadas as literaturas, as normas NBR 8800: 2019 e NBR 8400: 2008, em conjunto com o software FTOOL. Já para a modelagem e simulação por elementos finitos utilizamos o software SolidWorks. Após determinar as cargas de serviço, local a ser instalado e equipamentos utilizando o FTOOL, o perfil escolhido foi o W250 x 115 (H). As verificações foram feitas por meio do SolidWorks e o perfil mostrou-se adequado para as condições adotadas, encontrando um fator de segurança cerca de 39% menor, permitindo a segurança do projeto com o material escolhido,  sem ocorrer a falha.

Palavras-chave

Dimensionamento Ponte Rolante Viga Principal

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Layzza Tardin da Silva Tardin, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza-Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense-IFF (2012). Pós-Graduada em Ensino de Química na Cândido Mendes (2015). Mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais com a linha de pesquisa Materiais de Alta Dureza na Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF (2016). Graduada em Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora-ISECENSA (2018). Doutoranda em Engenharia e Ciências dos Materiais na área de materiais de alta dureza com a linha de pesquisa síntese e sinterização de materiais superduros na Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF. Lecionou, como professora de Química, na Instituição Federal Fluminense (IFF) no ensino médio, técnico e superior.

Como Citar
Tardin, L. T. da S., Regina dos Santos Barcelos, M., & Castro Azevedo, J. P. (2025). Dimensionamento da viga principal de uma ponte rolante para o setor automobilístico. xatas ∓ ngenharias, 15(40), 1–11. https://doi.org/10.25242/885X164020252817

Referências

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