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Resumo

Segurança é fator primordial para qualquer instituição. No caso de instituições de ensino, devido ao alto fluxo de circulação de pessoas, elas tem o desafio de proteger não só alunos, mas também funcionários e professores. Esse tipo de ambiente deve possuir monitoramento constante, afim de garantir que somente indivíduos autorizados tenham acesso. O ISECENSA utilizava inicialmente identificação por cartões de acesso com código de barras e posteriormente, biometria por digital. Lentidão, filas e reclamações eram comuns no contexto do dia-a-dia da portaria. A identificação biométrica é definida como uma maneira de identificar e autenticar usuários. No contexto da instituição de ensino, a identificação por reconhecimento facial foi escolhida pois entregava dois itens fundamentais: segurança e agilidade. Como a instituição utiliza diferentes sistemas, foram criados os chamados “webservices”, que retornam informações específicas e detalhadas dos usuários do sistema. Por fim, o trabalho demonstra em números como a biometria facial agilizou o processo de identificação e autorização dos usuários.

Palavras-chave

Biometria Identificação Face Rosto

Detalhes do artigo

Como Citar
Azevedo, L. D. de ., Vieira , L. C. ., & Ribeiro , L. E. D. . (2025). Uso de reconhecimento facial no controle de acesso ao ISECENSA. xatas ∓ ngenharias, 15(39), 37–48. https://doi.org/10.25242/885X153920243058

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