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Resumo
A Educação Física escolar pode ser entendida como uma área do conhecimento, que possibilita ao indivíduo a compreensão do movimento humano e o entendimento das manifestações culturais. Através disso, a disciplina vem ganhando novas propostas de ensino, deixando de ser pautada somente na ideia de promoção à saúde, mas também para a formação do cidadão como um todo (motor, cognitivo, social e cultural). Com isso surgiram nas escolas, docentes com planejamentos e intervenções pedagógicas inovadoras, tendo um caráter mais crítico e metodologias diferenciadas. A Arte Circense vem fazendo parte dessa nova proposta, manifestação esta que também sofreu várias modificações e intervenções com o passar dos anos até chegar às escolas. Diante disso, o estudo em questão tem por objetivo discutir através da revisão sistemática, referentes aos últimos 11 anos, se a Arte Circense pode ser uma ferramenta pedagógica como forma de inovação da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e se esta possibilita ao profissional uma visão mais ampla acerca da importância da inovação de suas aulas. A pesquisa também tem por finalidade discutir a possível defasagem dentro da Educação Física em relação aos esportes base (futebol, basquete, vôlei e handebol). Os artigos que serviram de base para este estudo foram selecionados na base de dados do Google Acadêmico, onde serão utilizadas as seguintes palavras: “arte circense”, “educação física”, “escola”, utilizadas em conjunto no momento da busca, analisando-se o título do artigo, resumo, e por último a análise do artigo completo. Foram incluídos artigos que estejam em português e que tenham relação com a Arte Circense como Estratégia de Inovação da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e foram excluídos artigos que não tenham resultados relacionados ao tema proposto pelo trabalho em questão, levando em consideração as palavras chaves citadas na pesquisa. Espera-se a defesa da inserção das Artes Circenses no âmbito escolar, na intenção de atender todos os aspectos para a formação do aluno, conteúdos estes bem diferentes dos tradicionais aplicados na escola, dando coerência e justificativa da sua presença no currículo educacional.
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