Conteúdo do artigo principal

Resumo

A avaliação da aprendizagem, é uma atividade imprescindível que interage com os processos de ensino e de aprendizagem e constitui-se numa prática complexa em âmbito educacional.  Ela não pode ser entendida como um conjunto de ações que são um fim em si mesmo, deve ser encarada como parte fundamental de todo o processo educacional, servindo ao desenvolvimento das capacidades dos educandos. Como apoio didático lançamos mão da Taxonomia de Bloom que é uma ferramenta que pode ser utilizada para classificar a avaliação dentro do processo de ensino-aprendizagem. Ao ser revisada em 2001, os níveis de conhecimento, compreensão e síntese foram renomeados para relembrar, entender e criar respectivamente. O trabalho apresenta uma análise, com base na Taxonomia de Bloom revisada, de questões de provas escritas na disciplina Ciências e Matemática, do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola particular situada em Campos dos Goytacazes. Esta análise será realizada em sala de aula na disciplina de Avaliação de Aprendizagem e Avaliação Institucional com as alunas do 4º período do curso de Pedagogia do ISECENSA. Temos como objetivo analisar, classificar e discutir os níveis das questões de acordo com a taxonomia em estudo, no seu domínio cognitivo. O trabalho inicia-se com o estudo do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom e sua relação com avaliação de aprendizagem. Quanto a abordagem do problema, a pesquisa teve um enfoque qualitativo, com caráter exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, o estudo envolveu uma pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados, livros, meios eletrônicos, artigos e trabalhos científicos disponibilizados em sites de periódicos e bases de dados como Scielo. Quanto aos instrumentos, a pesquisa utilizou técnicas de análises das avaliações, entrevista e questionários com professores. Diante da entrevista e aplicação dos questionários com as professoras, constatou-se uma compreensão sobre o real objetivo das atividades avaliativas. Verificou-se ainda,  que a prática na elaboração das questões de provas é parcialmente permeada pela Taxonomia de Bloom revisada. Face ao perfil profissional traçado, os dados do presente estudo, demonstram claramente a necessidade de ações que possibilitem um maior estudo sobre a necessidade de utilização de práticas avaliativas  que nos auxiliem a interpretar o nível de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave

avaliação de aprendizagem provas escritas taxonomia de Bl

Detalhes do artigo

Como Citar
BARBOSA, J., MARQUES, S., & P. CABRAL, C. (2018). A TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA E SUA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. umanas ociais ∓ plicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181550