Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho visa relatar um projeto desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2018, com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I do CENSA – Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora no município de Campos dos Goytacazes, RJ. A temática bullying é pertinente ao trabalho com alunos da faixa-etária entre 9 e 10 anos, etapa em que os alunos percebem as diferenças e as destacam nos meios sociais. Para sensibilizar os estudantes dos problemas ocasionados no ambiente escolar e social, o projeto contou com a parceria das aulas de música e leitura, juntamente com a coordenação do Ensino Fundamental I, por meio da observação e intervenção em práticas como a assistência de pátio, acompanhamento e diálogo para diagnosticar práticas de bullying. O livro “Extraordinário” redigido pela autora R. J. Palacio foi selecionado para um trabalho de reflexão associado à cenas do filme baseado na obra e rodas de conversa. A partir deste estudo foi confeccionada a árvore da conscientização com o tema: “Plantar atitudes legais e colher amigos geniais”. As folhas foram representadas pelas mãos de cada aluno, revelando a individualidade e o desejo de atitudes mais humanas e conscientes. Como resultado deste trabalho foi possível observar uma mudança de comportamento dos alunos e melhores resultados atencionais, cognitivos e sociais. A culminância deste projeto envolveu uma apresentação cultural para todos os alunos da escola, com cenas teatrais, danças, música e poesia revelando o real significado do aprendizado que se sintetiza na ideia acolhida por todos da escola: ser diferente é normal. Os alunos participaram diretamente da construção do projeto, tornando-se protagonistas de suas aprendizagens.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.