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Resumo
Sabe-se que muitas crianças em nossas escolas apresentam dificuldades na sua vida escolar. O processo de ensino aprendizagem não pode ser tratado como algo isolado e único no espaço da sala de aula. Faz-se necessário que o trabalho educacional transcenda os muros da escola com práticas educativas que enlace o contexto social do aprendiz, proporcionando condições que possibilite aos alunos o desenvolvimento da capacidade de aprender. Sabe-se que na Comunidade Tamarindo de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem por falta de acompanhamento da família ou por algum transtorno cognitivo. A dificuldade de aprendizagem pode ser minimizada ou solucionada quando é desenvolvido um trabalho que tenha sentido e significado para os aprendentes. Assim, o presente trabalho apresenta o resultado do projeto Dificuldade de aprendizagem: um desafio além das paredes da sala de aula, que tem o objetivo propiciar às crianças assistidas pelo projeto de educação na Comunidade Tamarindo desenvolver alguma habilidade na qual encontram defasagem e/ou dificuldade. A metodologia utilizada neste projeto foi Design Thinking na sala de aula, com as alunas de Residência Pedagógica do 8º período do curso de Pedagogia do ISECENSA. Na oficina de Design Thinking as alunas do curso de Pedagogia experimentaram os passos da elaboração deste. Vivenciaram em primeiro a descoberta, discutindo quais seriam as dificuldades de aprendizagem que tais crianças poderiam apresentar. Em seguida foi realizado a interpretação dos dados da discussão e o levantamento das dificuldades com as crianças e seus responsáveis. O terceiro passo foi a ideação, ou seja, geração de ideias para desenvolver o trabalho com as dificuldades das crianças a fim de solucioná-las. O quarto passo foi a experimentação, elaborando o protótipo da execução. Por fim, foi discutido como acompanhar a evolução deste trabalho. Durante o projeto utilizou-se atividades lúdicas, jogos educativos e atividades contextualizadas elaboradas pelas alunas. Em linhas gerais, o resultado alcançado foi minimizar as dificuldades de aprendizagem dos envolvidos, por meio de atividades prazerosas e significativas, proporcionando sucesso na vida escolar das crianças assistidas
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