Conteúdo do artigo principal
Resumo
No mundo contemporâneo os centros históricos das cidades são afetados pelos novos usos e demandas da sociedade. Frequentemente estas áreas passam por problemas de envelhecimento das infraestruturas urbanas e edificações, congestionamentos, carência de vegetação, poluição visual, mobilidade, degradação do patrimônio histórico, entre outros aspectos. Cidades que apresentam problemas de degradação e subutilização de seus centros históricos, necessitam de intervenções de melhoria. Estes problemas, muitas vezes, são resultado dos processos de modificações legais ou ilegais no planejamento urbanístico. Para a intervenção em centros urbanos degradados são necessários estudos de diagnóstico e elaboração de projetos e planos de reabilitação urbana. A falta de acessibilidade e arborização nos espaços públicos é um aspecto significativo das áreas urbanas centrais. O Centro Histórico da cidade de Campos dos Goytacazes, objeto desta pesquisa, apresenta diversos problemas, entre os quais são significativos os de ordem urbanístico-ambientais. A pesquisa teve como propósito realizar caracterização e diagnóstico de aspectos urbanísticos e ambientais do Centro Histórico de Campos dos Goytacazes, embasado em aspectos teóricos e metodológicos, de modo a subsidiar o planejamento, projetos e gestão urbana. Para o desenvolvimento do estudo foram realizados os seguintes processos: revisão da literatura; pesquisa e análise de normas técnicas e legislação; levantamento de campo com mapeamento dos aspectos urbanísticos e ambientais (acessibilidade e arborização); registros fotográficos; tabulação e análise de dados. Foram levantados e mapeados: 1) Aspectos urbanísticos: pisos elevados, áreas de calçadões, rampas, faixas de pedestres e calçadas sem rampa. 2) Aspectos ambientais: vegetação (árvores, palmeiras e arbustos) plantada no solo e plantada em vaso. Observou-se nesta área, inadequação das calçadas em relação ao atendimento da norma técnica de acessibilidade NBR 9050/2015, como também carência e inadequação da arborização nos espaços públicos. Portanto, a maior parte do local estudado não dispõe de acessibilidade e arborização satisfatórias. Tornar o centro histórico totalmente acessível e arborizado depende de ações do poder público e da população em geral. Estes aspectos contribuem significativamente para a humanização e sustentabilidade do espaço público, proporcionando qualidade de vida na cidade.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.