Conteúdo do artigo principal
Resumo
O mundo está globalizado, dinâmico e exige competências e habilidades necessárias à vivência contemporânea em sociedade. Este cenário demanda a existência de uma linguagem ou língua eficiente de comunicação, que possa unir todos os países e suas culturas. Desta forma, aprender um idioma se tornou uma necessidade básica para diferentes públicos. Neste sentido, a Educação Infantil do CENSA aliou-se ao programa bilíngue International School, que busca promover a aprendizagem da Língua Inglesa por meio de interações interculturais, atendendo à integração com os demais conteúdos curriculares, uma vez que a abordagem pedagógica de ambas instituições apresenta sinergia quanto à visão de educação. De acordo com estudos baseados nas neurociências, a inserção da Língua Inglesa na primeira infância propicia diversos benefícios aos aprendizes. Segundo Chevrie-Muller e Narbona (2005), a aprendizagem de uma segunda língua torna-se mais apta até os seis anos de idade, período pré-escolar, no qual o mecanismo de aquisição da linguagem encontra-se plenamente ativo na criança. Além disso, as crianças estão mais preparadas à consecução de um novo idioma, pois estão na fase propícia a receber e assimilar diferentes estímulos externos. Forte (2010, p.) afirma que “os jovens aprendizes parecem não refletir sobre esta língua, sobre este aprendizado”. O que significa que eles tendem a receber o que está sendo transmitido sem se dar conta de que estão aprendendo, o que ocasiona uma aprendizagem natural, sem o apego às normas gramaticais, por exemplo. No decorrer do primeiro ano de implementação do programa, notamos grande evolução dos alunos do 2°, 3° períodos da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental. O Inglês no contexto escolar vem sendo trabalhado com intuito além da própria linguagem, pois as aulas oferecem oportunidades para os educando potencializarem habilidades sociais e desensenvolverem suas funções executivas a todo momento, através de atividades especialmente pensadas para esta fase de suas vidas. Constatamos que a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) que visa unir a Língua Inglesa e demais componentes da matriz curricular se mostrou eficaz e os alunos vêm apresentando os resultados esperados, ou ainda melhores. Com o objetivo de ampliar o conhecimento da língua e torná-lo utilizável em diferentes contextos, as crianças foram convidadas a participar de diversos eventos ao longo do ano: a comemoração do dia das Mães, piqueniques, tardes com os avós, a elaboração de slime, nos quais as crianças fizeram uso da língua inglesa. Nestas situações, foi possível observar o domínio da habilidade oral, mior fluência no vocabulário e o engajamento ativo/participativo nas atividades propostas. A Escola Infantil do CENSA em articulação com a International School são parceiras na prepararação das crianças para as mudanças da sociedade e a aprendizagem da Língua Inglesa veio como uma ferramenta essencial para alcançar este objetivo macro.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.