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Resumo
A Neurociência Cognitiva é uma área que estuda o sistema nervoso e como as suas características e ações podem interferir na aquisição do conhecimento e da memória, que se consolida como aprendizagem. A anatomia do cérebro e suas conexões podem auxiliar na compreensão do processo cognitivo influenciando nas práticas pedagógicas e nos formatos de uma nova educação. Com o uso das Tecnologias Digitais, os atributos disponibilizados nos aplicativos móveis ofertados por dispositivos móveis, como celulares, podem representar uma forma de contribuir para aaprendizagem, uma vez que são ferramentas que despertam interesse, motivação, desafios e tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa ação na área de educação ambiental, elaborando frases vinculadas a imagens que possam estimular o cérebro na tomada de decisões positivas favorecendo o descarte do lixo em local adequado, segundo critérios da Teoria da Carga Cognitiva.Esta teoria possui um conjunto de princípios que podem contribuir para a elaboração de propostas neurocognitivas mais eficientes, que possibilitam um aumento na capacidade de retenção de memória e consolidação da aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, tendo como público-alvo os moradores da Comunidade Tamarindo, localizada no município de Campos dos Goytacazes. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada embasada no levantamento de dados coletados por análise bibliográfica, que teve por objetivo captar a percepção dos moradores quanto ao uso de lixeiras com emojis e frases de efeito na sua comunidade, contribuindo para uma postura cidadã adequada e coerente com a preservação do seu espaço. A análise dos dados sinalizou que o uso de informações como imagens e frases, usadas cotidianamente nos aplicativos móveis, podem favorecer uma ação positiva do cérebro, pela forma como ocorre a retenção de informação na memória.
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